01. Sari, which in Sanskrit means “strip of cloth” represents more than a piece of clothing in lndia. ln relation to the different meaning(s) attributed to the sari, consider the following affirmatives:
Mark the affirmative(s) that is/are present in the text.
Solução: D
A única alternativa que não consta tal informação e a alternativa 4. Segue abaixo as informações constatadas no texto.
02. ln the first sentence of the text, the underlined and in bold type word “eons” means:
Solução: B
“…colorful silks and cottons for eons. – sedas e algodões coloridos por eras”
à Eons – for a long period of time.
03. In the fourth paragraph, Delhi-based textile historian Rta Kapur Chishti calls the sari the “unstitched garment” because it:
Solução: C
Stitched = sewed – costurado
Unstitched = not sewed – sem costura
04. Consider the following piece of news:
Coal fire crackdown and London mosque stabbing
(Available in: https://www.bbc.com/news/blogs-the-papers-51581385.)
The headline in a British newspaper refers to:
Solução: A
crackdown – Repressão
mosque – mesquita
stabbing – esfaqueamento
à “Coal fire crackdown and London mosque stabbing” à Repressão a incêndios de carvão e esfaqueamento em mesquita em Londres.
à a) severe measures against specific fuel fires and a knife attack at a temple in London.
01. Señala la alternativa que rellena correctamente los huecos en el orden que aparecen en el texto:
Solução: B
Esta questão exigia um domínio de conhecimento de tempos verbais para poder encontrar a resposta. O ponto chave é o último parágrafo que nos conta algo no passado, o que caracteriza uma ação no pretérito. Observe a palavra “hace décadas”, nos faz referência a uma ação pontual no passado sem relação alguma com o presente momento, logo o verbo está no Pretérito Indefinido na primeira lacuna. Sendo assim, a única resposta que se encaixa é a letra B.
02. La constatación hecha por el autor de que se hace necesario repensar la educación en España se debe:
Solução: B
A resposta para essa questão está no primeiro e no terceiro parágrafo onde se demonstra um certo desdém. O que ele quis dizer é que deixaram a educação por último, após organizar todas as outras atividades do país, havendo uma falta de organização educativa.
03. Considera las siguientes deficiencias de un sistema educativo:
I – limitación de recursos
II – curriculums desactualizados
III – falta de escuela pública para todos
IV – poco estímulo a los profesores
Según el texto es/son deficiencia(s) del sistema educativo español:
Solução: C
A única afirmação incorreta é a número 3 porque em nenhum momento foi citada falta de escola pública como um problema na Espanha para todos.
04. Sobre la retomada de las clases en España:
Solução: B
No último parágrafo cita que a retomada das aulas se dará num momento de greve (huelga), de passeatas, ou seja, em meio ao caos, sendo um ponto negativo, atrasando a volta às aulas. Já as outras alternativas são todas positivas. Essa questão nos mostra que precisaria dominar o vocabulário.
05. Leia o seguinte excerto:
O choque da morte de Maomé foi uma das mais sérias crises que a comunidade muçulmana teve de enfrentar. Até então, Maomé guiara cada um de seus passos. Como então poderiam continuar sem ele? […] Alguns muçulmanos mais comprometidos também ficaram imaginando se a morte de Maomé pusera mesmo fim à sua empreitada e os que desejavam apontar um sucessor dividiram-se imediatamente em grupos rivais.
(ARMSTRONG, Karen. Maomé: uma biografia do profeta. Tradução Andréia Guerini, Fabiano Seixas Fernandes, Walter Carlos Costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p 288-289.)
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que a crise acarretada pela morte de Maomé teve como resultado:
Solução: B
Após a morte do Profeta e unificador do povo árabe, Maomé, os califas (delegados ou sucessores do Profeta), além de promoverem a expansão islâmica, também iniciaram uma disputa pelo poder político, gerando uma divisão em dois ramos: os xiitas (partidários, descendentes do último e legítimo Califa Ali, radicais seguidores exclusivamente do Alcorão) e sunnitas (“os de tradição” que são os seguidores das Sunnas que são textos que remetem à vida e aos exemplos de Maomé, além do próprio Livro Sagrado, Alcorão.)
06. Leia o seguinte excerto:
[…] O acúmulo de agressões que atingiram as populações do Ocidente de 1348 ao começo do século XVIII criou, de alto a baixo do corpo social, um abalo psíquico profundo […]. Constitui-se um ‘país do medo’ no interior do qual uma civilização se sentiu ‘pouco a vontade’ e povoou de fantasmas mórbidos.
(DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente: 1300-1800, Uma Cidade Sitiada. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 43.)
De acordo com os conhecimentos sobre a Europa no século XIV, são duas das principais “agressões” relacionadas ao excerto acima:
Solução: E
Questão esperada referente à temática do Medievo, mais especificamente, das crises do século XIV, que levaram ao declínio do feudalismo e ascensão dos Estados Modernos, destacando-se a epidemia da Peste Negra (bubônica), a “Grande Fome”, a “Guerra dos Cem Anos” e “as Revoltas Camponesas”.
07. Leia o seguinte excerto:
[…] essa foi a única revolta de escravos bem-sucedida da História, e as dificuldades que tiveram de superar colocam em evidência a magnitude dos interesses envolvidos.
(JAMES, C. J. R. Os Jacobinos Negros. Tradução Afonso Teixeira Filho. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 15.)
O excerto acima se refere à/ao:
Solução: A
A Revolta Haitiana liderada por negros libertos como Jacques Dessalines e Toussaint Louverture (chamados de “jacobinos negros”) além da participação feminina como Sanité Belair (homenageada em 2004, na nota de 10 gourdes – moeda haitiana), foi um paradigma de única revolução negra a ser bem sucedida no contexto das Independências das Colônias Americanas, que além do Haiti ser o 2º país da América a conquistar a sua Independência, foi o 1º país americano a abolir a escravidão.
08. Considerando os eventos da Reforma Protestante (iniciada em 1517) e seus desdobramentos na Idade Moderna uma concepção religiosa reforçada pelos seguidores da Reforma em relação ao cristianismo vigente na época foi a:
Solução: B
O movimento reformista liderado pelo monge agostiniano Martim Lutero, a partir de outubro de 1517, proporcionou uma cisão dentro da Igreja Católica Apostólica Romana.
Dentre os princípios básicos reformistas, constavam: a salvação da alma do homem pela fé, a Bíblia como única fonte de fé e a sua livre interpretação.
Lutero também aboliu os intermediários entre Deus e os homens, sendo contrário à confissão dos pecados, à Venda das Indulgências, com o objetivo de salvação da alma e à hierarquia religiosa e autoridade do Papa.
09. Em relação à história do Brasil no século XX, assinale a alternativa que apresenta uma ocorrência de governo parlamentarista e sua respectiva razão de implantação.
Solução: D
Em 1961, o Presidente Jânio Quadros, alegando “forças terríveis” renunciou ao mandato. O vice, João Goulart (Jango) encontrava-se em missão diplomática na China Comunista. As Forças Armadas, a Direita e os EUA, não viam com “bons olhos” a ascensão de Jango à Presidência, tido como comunista e já articulavam um “golpe” que só não foi desfechado, devido à “Campanha da Legalidade” iniciada por Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul e cunhado de Jango.
A solução menos traumática seria a adoção da Emenda Constitucional nº 4 que garantiria a posse de Jango em conjunto com a implantação do Parlamentarismo que deveria durar cinco anos. Jango consegue antecipar o plebiscito para Janeiro de 1963, no qual o povo, em massa, vota “não” ao Parlamentarismo, propiciando ao Presidente, seus plenos poderes. Jango governou de Janeiro de 1963 até Março de 1964, quando foi desfechado o “Golpe”, para uns, “Revolução”, para outros, instituindo uma Ditadura Civil-Militar no Brasil.
10. Considere o seguinte trecho de uma carta enviada pelo rei do Congo ao rei de Portugal em 1526:
Os comerciantes estão sequestrando o nosso povo dia após dia – filhos deste país, filhos de nossos nobres e vassalos, mesmo as pessoas de nossa própria família […] essa corrupção e depravação estão tão generalizadas que a nossa terra é inteiramente despovoada. […] Precisamos neste reino só de sacerdotes e professores, e nenhuma mercadoria, a menos que seja vinho e farinha para o santo sacramento […]. É nosso desejo que este reino não seja um lugar para o comércio ou transporte de escravos.
(MEREDITH Martin. O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Tradução Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 122.)
Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca dos contatos entre sociedades africanas e europeias no início da Idade Moderna, é correto afirmar que:
Solução: C
A alternativa correta é a letra C,
Em 1483 o rei congolês Anzinga, ao travar os primeiros contatos com o navegador português Diogo Cão, converte-se ao cristianismo e passa a chamar-se João I, com o objetivo de poder contar com as forças militares portuguesas frente aos seus opositores locais. Para reforçar os laços de apoio mútuo, o rei congolês permitiu o comércio de escravos africanos por parte dos mercadores portugueses, o que se tornou absurdamente incontrolável. Com a morte de João I e ascensão de seu filho Afonso I, esse comércio desenfreado de escravos pesou negativamente em sua administração frente a seu povo e demais regiões que compunham seu Reino, como Angola, por exemplo. Daí a necessidade de se posicionar, ainda que diplomaticamente, frente a Portugal, como observamos no texto (Carta do Rei Congolês Afonso I ao Rei de Portugal, D. João III, em 1526)
Vale Lembrar que o rei D. João III implantaria, a partir de 1532, no Brasil, o sistema de Capitanias Hereditárias, utilizando a vasta experiência com a lavoura canavieira, que além de altamente rentável, viabilizaria a colonização e proteção do Brasil. Sendo assim, a necessidade de mão-de-obra requereria a escravização do índio inicialmente, mas também sinalizava, a exemplo de São Tomé e Príncipe, o nascimento de um futuro e promissor mercado negreiro, ou seja, o Brasil.
11. Há em toda república dois humores diversos, quais sejam, aquele do povo e aquele dos grandes,(…) todas as leis que são feitas em favor da liberdade nascem desta desunião.
(MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas Cario Gabriel Kzsam Pancera. ln: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009, p. 432.)
De acordo com a passagem acima e com a obra de que foi extraída, é correto afirmar que, segundo Maquiavel:
Solução: D
A noção de que a liberdade e a força da república romana teriam nascido da desunião entre a plebe e o senado se faz presente no pensamento de Maquiavel no quarto capítulo do primeiro livro. Aqui, o pensador florentino introduz, uma vez mais contra a tradição, a ideia do conflito como condição de estabilidade e/ou firmeza da república (e, portanto, das instituições). “Todas as leis para proteger a liberdade nascem da desunião [entre o povo e os poderosos, entre a plebe e o Senado]”, escreve o autor (p. 31). Nessa perspectiva, as leis são postas em segundo plano, uma vez que resultam do conflito. O povo não age contra os grandes senão pelo desejo de não ser oprimido. Os grandes, por outro lado, têm se de domínio. Por isso, inclusive, o povo é um guardião mais confiável da liberdade do que os grandes, conclui. A constatação de Maquiavel aqui é, portanto, a de que não basta a existência da lei para que possa haver liberdade: é preciso que essa lei crie espaço para os conflitos e sua canalização, assunto que ele aprofunda no capítulo sete do primeiro livro. Em seu raciocínio, as leis oferecem, portanto, mecanismos de acomodação dos conflitos; neste sentido, constituem meios para institucionalizar os conflitos numa sociedade.
12. Ampliando suas investigações para além de suas capacidades, e deixando seus pensamentos vagarem em profundezas, a tal ponto de lhes faltar apoio seguro para o pé, não é de admirar que os homens levantem questões e multipliquem disputas acerca de assuntos insolúveis , servindo apenas para prolongar e aumentar suas dúvidas, e para confirmá-los ao fim num perfeito ceticismo.
(LOCKE. Ensaio acerca do entendimento humano. Trad. Anoar Aiex. Coleção Os Pensadores, vol. XVIII. São Paulo: Victor Civita, 1973, introdução, p. 147.)
Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, segundo Locke, os homens tornam-se céticos porque:
Solução: B
Locke afirma que em sua época há um ceticismo gerado da dúvida acerca de “profundezas” nas quais falta apoio ao pé, pois são investigações que vão além da nossa capacidade. A partir do exame das capacidades, será possível reconhecer nossa ignorância acerca de algumas coisas e empregar pensamentos e discursos na resolução de outras, alcançáveis.
13. Segundo Hannah Arendt, “para os gregos, forçar alguém mediante violência, ordenar ao invés de persuadir, eram modos pré-políticos de lidar com as pessoas, típicos da vida fora da polis, característicos do lar e da vida em família, na qual o chefe da casa imperava com poderes incontestes e despóticos”.
(ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Celso Lafer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 36.)
Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, segundo H. Arendt, para os gregos antigos:
Solução: E
Para Arendt a distinção entre uma esfera de vida privada e uma esfera de vida pública corresponde à existência das esferas da família e da política como entidades diferentes e separadas, pelo menos desde o surgimento da antiga cidade-estado.
14. No diálogo Hípias Maior, de Platão, Sócrates declara: “Recentemente, alguém me pôs em grande apuro, numa discussão em que eu rejeitava determinadas coisas como feias e elogiava outras por serem belas, havendo me perguntado em tom sarcástico, o interlocutor: qual é o critério, Sócrates, para reconheceres o que é belo e o que é feio? Vejamos, poderás dizer-me o que seja o belo?”.
Considerando a passagem acima e a obra de que foi extraída, é correto afirmar que, de acordo com Sócrates:
Solução: C
O diálogo é apresentado como uma investigação sobre a natureza do Belo. Nele, o filósofo Sócrates questiona o sofista sobre o que é o Belo. O sofista apresenta uma resposta sobre o que é belo, sendo repreendido por Sócrates que reafirma querer saber o que é o Belo. Para Platão, podemos conhecer no mundo sensível coisas belas que imitam o belo verdadeiro que reside no mundo das ideias.
15. A população movimenta-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo país e, muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos horizontais da população são chamados movimentos migratórios, que compreendem a imigração (entrada de pessoas em uma região ou país) e a emigração (saída de pessoas de uma região ou país).
(ALMEIDA, L. M. A.; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da globalização. 2 ed. São Paulo: Ática, p. 205.)
Diante do exposto, e com base nos conhecimentos de geografia da população, assinale a alternativa correta.
Solução: E
Análise dos itens incorretos:
OBS: o gabarito oficial pode ser contestado, pois, nos espaços urbanos, a alta densidade demográfica pode dificultar o acesso a serviços básicos devido à elevada demanda, conforme observamos em grandes cidades do mundo subdesenvolvido, por exemplo.
16. “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós” (AI Gore, senador e vice-presidente dos EUA, 1989). “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (François Mitterrand, presidente da França, 1989). “O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes” (Mikhail Gorbachev, presidente da URSS, 1992).
(Citados por BECKER, B. K. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? l n: ALBUQUERQUE, E. S. (org.). Que pais é esse? Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 257.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia política e de meio ambiente, assinale a alternativa correta.
Solução: B
Análise dos itens incorretos:
17. Muitas vezes usamos as palavras sociedade, povo, nação e país como sinônimos; mas essas palavras, apesar de terem sentidos bem parecidos, não significam exatamente a mesma coisa.
(VESENTINI, J. W.; VLACH, V. Geografia crítica: o espaço social e o espaço brasileiro. 30. Ed. São Paulo: Ática, 2004, v. 2, p. 2.)
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Solução: D
Questão envolvendo os conceitos de sociedade, povo, nação e país.
O conceito de povo não implica necessariamente o pertencimento e organização em forma de Estado, basta analisarmos a situação dos Curdos. Uma nação não está relacionada com homogeneidade física, mas sim com semelhanças culturais/históricas/linguísticas.
A alternativa que trazia as informações corretas é a letra D, que define de maneira bastante didática o que é uma sociedade, com suas relações e normas.
18. Nos últimos dois séculos, houve uma forte redução da taxa de extrema pobreza em escala mundial, sendo considerada como linha de pobreza a renda per capita de US$ 1,90 por dia (valor ajustado pela inflação e pelo poder de compra do dólar em cada país). Por esse critério, no ano de 1800, a população classificada como extremamente pobre abrangia 85% da população mundial, ao passo que, em 2017 , essa taxa havia caído para 9%. E esse processo se acelerou a partir de 1950, ano em que a população extremamente pobre abrangia pouco mais de 60% da população total, o que implica dizer que a redução da pobreza ocorrida nos últimos 67 anos do período analisado foi muito maior do que a redução ocorrida ao longo dos 150 anos precedentes.
(ROSLING, H. Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fato s. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia geral, assinale a alternativa correta.
Solução: D
Análise dos itens incorretos:
19. O Oriente Médio é a região do mundo atual onde se travam as disputas mais intensas por território, motivadas por questões religiosas, étnicas e de controle sobre recursos estratégicos, como petróleo e água.
Sobre os conflitos no Oriente Médio, assinale a alternativa correta.
Solução: E
20. O conceito de “cidade global” surgiu nos anos 1980 para o estudo das relações entre os processos de globalização e de urbanização. Sobre esse tema, é correto afirmar:
Solução: A
Análise dos itens incorretos:
21. A idade avançada e os problemas de saúde de uma empregada doméstica de 63 anos não a impediam de percorrer semanalmente 120 km de sua casa humilde em Miguel Pereira, no sul fluminense, até o apartamento onde trabalhava no Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio que tem o metro quadrado mais valorizado do país…
(Disponível em: https://nolicias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03119 /primeira-vilima-do-rj-era-domestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.hlm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05/11/2021.)
A noticia do site UOL retrata a primeira morte registrada na pandemia do novo coronavirus no Brasil. Uma senhora de 63 anos contraiu o vírus de sua patroa que voltava da Itália para o Rio de Janeiro. O exemplo dessa fatalidade, com uma mulher negra e empregada doméstica, revela um processo mais amplo, que vai além da pandemia e simboliza um cenário marcado por:
Solução: A
A questão trata de uma notícia bem atual sobre a primeira morte no Brasil pela Covid-19. O texto apresentado na questão procura retratar um cenário de injustiça social gerado por um processo amplo de desigualdades e crises em vários âmbitos como econômicos, ambientais e sanitários.
22. A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão frente à crescente repressão à mídia. Fenômenos como a disseminação do uso das mídias sociais, as fakenews e os discursos de ódio podem ser vistos à luz da sociologia. Sobre esses fenômenos contemporâneos, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Solução: B
A questão faz referência aos ganhadores do Prêmio Nobel e indica uma análise sobre os clássicos da sociologia relacionando-os com temas como fakenews, liberdade de expressão, discurso de ódio, etc. Dentre os itens apresentados se contemplava os clássicos da sociologia e, tendo como teses corretas apenas os itens que falavam de Durkheim e Marx. As outras alternativas desvirtuavam e apresentavam erros conceituais sobre os outros teóricos.
23. Entre a Primeira República e a Era Vargas, de 1889 e 1945, quando a intolerância religiosa era institucionalizada no Brasil por um Código Penal que definia como crime a ‘prática do espiritismo, da magia e seus sortilégios’ pelo menos 519 peças de religiões de matriz africana foram apreendidas pela Polícia em terreiros de candomblé e umbanda no Rio de Janeiro. Essa era uma época em que o samba e a capoeira também davam cadeia no Brasil.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55018196. Acesso em: 05/11/2021.)
A notícia acima demonstra que nem os governantes nem a opinião pública tinham dimensão da ou interesse na pluralidade de religiões no país. Esse fato demonstra o desafio para convivência entre pessoas de diferentes crenças, cujo debate evidencia que:
Solução: E
A questão faz referência a uma conjuntura histórica brasileira relacionando questões étnicas e religiosas no cenário político e social, demonstrando que não houve por parte da população brasileira de um modo geral e dos políticos uma consciência sobre as diversidades que acarretam nossa sociedade. Nesse sentido, a comissão de elaboração da questão admite a letra E como correta por entender que a questão histórica da religiosidade no Brasil não é somente monoteísta e que precisa transcender essa dimensão admitindo a diversidade de práticas religiosas.
24.Considere o fragmento a seguir:
Recusar a irredutível necessidade de uma ordem política enquanto tal, negar, em especial, que as relações de poder sejam condição de funcionamento de qualquer cidade moderna, é sem dúvida a mais generosa das tentações, mas também uma das mais perigosas. Tentação compreensível, pois temos certamente todas as desculpas para assimilar poder à extorsão. Nasce daí a ideia de extirpar, de vez por todas, o poder político. Ideia radical, que foi revigorada nos dias de hoje: o espetáculo dos totalitarismos tem de tudo para fazer-nos inimigos de qualquer poder, isto é, libertários. No século XIX, esta ideia se impunha por uma razão diferente: a preponderância, evidenciada, do econômico, inclinava os espíritos a considerar a instância do poder político como arcaica e supérflua.
(LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 42.)
No livro “O que é poder”, Gérard Lebrun enfrenta diferentes modos de conceituação do poder na teoria política e social com o objetivo de aclarar, em suas palavras, “alguns preconceitos e abandonar algumas evidências”. Para Lebrun, é correto afirmar que:
Solução: D
A alternativa correta para a questão é aquela que apresentou a ideia de Lebrun de que o poder, enquanto dominação, nas sociedades atuais se apresenta enquanto um problema, uma vez que por trás daqueles que assumem o poder, existe uma elite dominadora, por isso, a dificuldade está em escolher os menos piores.
Obs.: Faz-se necessária aqui uma forte crítica a banca elaboradora da questão. O texto usado como referência para esta questão foi retirado das referências propostas pelo Edital para o esse vestibular. Nesse sentido, entendo como incoerente e prejudicial ao aluno a elaboração da questão, além do que, ela não trata do tema da política de forma ampla, mas de maneira bem específica sobre o que o livro apresenta. Fica aqui minha crítica em relação a questão.
25. A figura ao lado apresenta o comportamento gráfico da posição x em função do tempo t para os objetos A (linha cheia) e B (linha tracejada), que se movem ao longo de duas pistas retas, paralelas e de origens coincidentes.
Considerando os dados apresentados no enunciado e no gráfico, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Solução: E
26. Ao realizar manipulações com grandezas físicas, é importante se ter ideia das ordens de grandeza envolvidas numa dada situação. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem de grandeza da espessura de um telefone celular.
Solução: C
A ordem de grandeza da espessura de um telefone celular é
27. O comportamento gráfico para o módulo do campo elétrico E numa dada região do espaço, em função da posição x dentro dessa região, é linear e está representado na figura ao lado.
Considerando as informações apresentadas no enunciado e na figura, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo da força elétrica F produzida por esse campo sobre uma carga Q = 1,6 μC colocada na posição x = 4 cm.
Solução: C
Para calcular a força atuando na carga na posição x = 4 cm podemos utilizar F=E.q. O enunciado afirma que o campo elétrico varia de forma linear. Do gráfico notamos que o campo elétrico diminui com o aumento da distância. Calculando a variação do campo dividido pela variação da distância temos:
O sinal negativo indica que ocorre uma diminuição no campo com o aumento da distância. Observe que a distância foi deixada em centímetros. Agora para calcular a força na carga na posição 4 cm devemos saber o valor do campo elétrico na posição de 4 cm.
Podemos obter o valor do campo por diversos modos.
Um possível modo:
Outro modo:
Sabendo que a ocorre uma diminuição de
ou seja a cada centímetro ocorre uma diminuição de 3 MV/m, logo na posição 4 cm teremos um campo de 3 MV/m (obtido por 15-12).
Observação: também seria possível a utilização da equação da reta no gráfico.
Finalmente calculando a força na carga, temos:
28. Um bloco de massa m constante foi colocado num plano inclinado de ângulo de inclinação θ, conforme mostra a figura ao lado.
Há atrito entre o plano inclinado e o bloco, sendo que o coeficiente de atrito estático vale μe e o coeficiente de atrito cinético vale μc. O bloco está sujeito à ação gravitacional além da força de reação normal e da força de atrito geradas pelo plano inclinado. Na situação em que o bloco esteja estático, mas na iminência de começar a deslizar, de modo que a força de atrito estática é máxima, vale a relação:
a) μe = tgθ
b) μe = cosθ
c) μe = senθ
d) μe = secθ
e) μe = cotgθ
Solução: Alternativa A
29. Uma certa quantidade de gás ideal executa o ciclo termodinâmico ABCDA no sentido horário, conforme ilustrado na figura abaixo.
Considerando os dados apresentados na figura e no enunciado, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do trabalho total W realizado pelo gás ao longo de todo o ciclo ABCDA.
Solução: D
O trabalho é numericamente igual a área interna do ciclo pressão x volume.
Como a pressão, no Sistema Internacional, é medida em Pa e no gráfico está em kPa, multiplica-se as pressões do eixo das ordenadas por 1000 e a pressão ficará em Pa
A área desse paralelogramo é parecida com a área do retângulo, calculada como o produto entre a base (b = 10 m3) e a altura (h = 20000 Pa).
Como o ciclo é no sentido horário, o trabalho é positivo:
30. Um calorímetro ideal contém 200 g de água a uma temperatura T0 = 20 °C ao nível do mar. Uma certa quantidade de calor correspondendo a 48 kJ é transferida à água, que atinge uma temperatura T. Supondo que todo o calor transferido foi absorvido pela água, sabendo que o calor específico da água vale c = 1 cal/g °C e considerando a conversão 1 cal = 4 J, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da temperatura final da água, que se mantém líquida em todo o processo.
Solução: C
Como o calor específico da água está em cal/g °C, a quantidade de calor deve estar em calorias.
Como 1 cal = 4 J:
Da equação da quantidade de calor sensível,
31. O hexafluoreto de tungstênio é empregado na indústria de semicondutores para formar filmes metálicos de tungstênio que servem de condutores elétricos. O composto é apropriado para tal aplicação por ser um gás nas condições ambientes e reagir na presença do silício de dispositivos semicondutores. · ·
A estrutura do hexafluoreto de tungstênio que melhor explica as propriedades citadas é a de:
Solução: E
Moléculas discretas são formadas por pequeno número de átomos presente tanto no estado gasoso quanto no estado condensado. O Hexafluoreto de tungstênio é uma molécula com geometria octaédrica, apolar, formada por ligações covalentes entre W e F.
A perovskita CH3H3Pbb3 é um material que, pelas suas propriedades fotovoltaicas, é considerado promissor para geração de eletricidade a partir da luz solar. O composto foi sintetizado em três etapas, descritas pelas equações químicas a seguir.
Pb(NO3)2 + 2KI ® Pbl2 + 2KNO3
CH3NH2 + HI ® CH3NH3l
Pbl2 + CH3NH2 ® CH3NH3Pbl3
32. Os seguintes reagentes foram empregados na síntese: 0,6 mol de Pb(NO3)2 ; 0,8 mol de KI; 0,7 mol de CH3NH2 ; e 0,8 mol de HI. Nessas condições, qual será a quantidade máxima ela perovskita CH3NH3Pbl3 produzida?
Solução: A
Pb(NO3)2 + 2 KI + HI + CH3-NH2 à 2 KNO3 + CH3NH3PbI
1 mol ————– 2 mol ———- 1 mol ——————- 1mol —————————————— 1mol
(0,6 mol) ——– (0,8 mol) ——-(0,8 mol) ————– (0,7 mol) ———————————– x
Como o KI é o reagente limitante (Teria que haver a relação de 0,4 mol de Pb(NO3)2, 0,4 mol de HI e 0,4 mol de CH3-NH2), a relação entre o KI e CH3NH3PbI é de 2:1, logo a quantidade de matéria é de 0,4 mol.
33. O Prêmio Nobel de Química de 2021 foi concedido aos pesquisadores Benjamin List e David MacMillan, que desenvolveram estratégias simples e elegantes para a síntese de compostos orgânicos quirais opticamente ativos. A abordagem de List consiste na utilização da prolina te (estrutura química mostrada ao lado), um composto orgânico natural e estruturalmente simples, que atua como indutor de assimetria nos produtos.
Considerando os conhecimentos em química orgânica, a prolina é classificada como:
Solução: C
Pela análise da figura observa-se a presença dos grupos amina e carboxila. Portanto a prolina é um aminoácido.
34. Muitas substâncias orgânicas são responsáveis pelo aroma característico de especiarias que utilizamos no preparo de alimentos. Exemplos dessas substâncias são o eugenol, extraído do cravo-da-índia, o isoeugenol, presente na noz-moscada e a vanilina, obtida a partir da baunilha. Essas e outras substâncias de origem natural podem ser submetidas a’ transformações que levarão a produtos que terão as mais diversas aplicações.
Entre as substâncias mostradas acima, qual(is) pode(m) ser transformada(s) em um produto com fórmula C10H14O2 quando submetida(s) às condições de reação de redução de alquenos (gás hidrogênio na presença de metal – Pt ou Pd)?
Solução: E
Trata-se de uma reação de adição de H2 nos carbonos insaturados por ligação dupla (hidrogenação de alcenos): C10H12O2 + H2 → C10H14O2
Assim, tanto eugenol quanto isoeugenol podem ser hidrogenados formando produtos com fórmula molecular C10H14O2.
35. Conforme Pesquisa NacionaI de Saneamento Básico, realizada pelo IBGE, edição de 2017, os resíduos sólidos domiciliares da metade dos municípios brasileiros são destinados a lixões abertos e praticamente um quarto para aterros sanitários. Nos aterros sanitários, pautados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o solo é previamente tratado, nivelado e selado com argila e manta de polietileno de alta densidade (PEAD). O resíduo aterrado é coberto por argila compactada. A função da selagem com argila e manta de PEAD no aterro é:
Solução: D
A função da selagem com argila e manta de PEAD (polietileno de alta densidade – polímero de alta durabilidade e insolúvel em água, ou seja, impermeabilizante) é evitar que o chorume (líquido poluente de cor escura e odor desagradável, originado da decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) venha a vazar e contaminar os lençóis freáticos.
36. A manipulação do clima tem sido usada por décadas sobre Pequim e regiões agrícolas, na China, para promover a chuva, diminuir a poluição de particulados no ar e evitar o granizo e a destruição de plantações. Essa manipulação se baseia na semeadura de chuvas pela dispersão de sais como iodeto de prata que atuam como sementes ou núcleos de condensação.
Esse processo de manipulação se baseia na propriedade de o iodeto de prata:
Solução: B
O iodeto de prata, de fórmula química AgI, apresenta baixíssima solubilidade em água. Trata-se de um sal com estrutura cristalina semelhante ao gelo.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Silver-iodide-3D-balls.png
Esse sal funciona como um núcleo de condensação, ou seja, agrega gotículas de água até se formarem gotas mais pesadas causando a chuva.
37. Após pagar o valor da conta da pizzaria, Ana, Beatriz e Carlos voltaram para casa. No caminho, ninguém se recordava de quanto foi exatamente o valor da conta. Ana lembrava que a conta deu um valor inteiro e menor que 200 reais. Beatriz lembrava que deu um valor maior que 50 reais. Carlos lembrou que a soma dos algarismos do valor da conta dava 6. Admitindo que todos estavam certos, quantos são os valores possíveis para a conta?
Solução: C
Hipóteses: Um número maior que 50 e menor que 200, a soma dos algarismos é igual a 6.
Com 2 algarismos temos: {51,60} 2 possibilidades;
Com 3 algarismos temos: {105,114,123,132,141,150} 6 possibilidades;
Portanto temos 2+6=8 possibilidades
38. Na figura ao lado, considere os segmentos de reta AE e CD, e os triângulos retângulos ABC e
BDE. Suponha que o comprimento de AB é igual a x, e que o comprimento de AC é igual a y. Considerando que os segmentos AC e BD têm o mesmo comprimento, qual das alternativas abaixo corresponde ao valor do comprimento do segmento DE ?
Solução: D
Seja AB=BD=y , AB=x , DE=z e CB=w
Por Pitágoras no triângulo ABC, chegamos que
É fácil concluir que existe uma semelhança entre os triângulos ABC e EBD (Caso: Ângulo, Ângulo, Ângulo)
39. No plano cartesiano, considere o triângulo ABC com A = (8, 6), B = (3, –4) e C = (–1, 2). Seja D o ponto de intersecção do segmento AB com o eixo x. Se r é a reta que passa por D, sendo essa reta paralela à reta que passa por B e C, assinale a alternativa que corresponde à equação der.
Solução: A
Primeiro passo: Equação da reta AB
y = 2x – 10
Cuja a intersecção com o eixo x é o ponto D(5,0) ( basta trocar y por 0)
O coeficiente angular da reta que passa por B e C é
A equação da reta que passa por D sendo paralela a reta BC.
Portanto
40. Na figura ao lado, temos uma circunferência de raio r>O com centro na origem do plano complexo e, ao longo da circunferência, temos 6 números complexos: z1, z2, z3, z4, z5, z6. Supondo que os 6 números complexos são vértices de um hexágono regular e que z1 está no eixo x, considere as seguintes equações:
Assinale a alternativa correta.
Solução: C
Os argumentos dos números complexos estão em P.A. de razão 60º e os módulos são iguais a r.
Escrevendo os números na forma trigonométrica , temos:
Z = ρ(cos θ + isen θ) = ρcis θ
Z1 = rcis 0o
Z2 = rcis 60o
Z3 = rcis 120o
Z4 = rcis 180o
Z5 = rcis 240o
Z6 = rcis 300o
1) Z2 + Z6 = r2
Portanto Z2 + Z6 = r (item falso)
3) Z2.Z3 = Z4
Z2.Z3 = r.r.cis(60o + 120o) = r2(cos180o) (item falso)
Essa igualdade equivale a Z62 = r.Z5
Z62 = r2.(cis 2.300o) = r2(cis 600o) = r2.(cis 240o) = r2.Z5 (item verdadeiro)
41. Uma fábrica de calçados possui um custo fixo mensal de R$ 20.000,00 relacionado a pagamentos de salários, aluguel e outras despesas fixas Sabendo que, a cada par de calçados produzido, essa fábrica fatura R$ 28,00, a expressão que descreve o lucro mensal, em reais, em função do numero x de calçados produzidos é:
Solução: (sem gabarito)
Vamos primeiro lembrar que Lucro = Receita – Custo.
O custo da fábrica (fabricação de x calçados, salários, aluguel, etc.) é dado por R$ 20.000. Já a receita para um par de calçados é de R$ 28. Logo, cada calçado gera uma receita de R$ 14 para a fábrica. Assim, como são x calçados, a fábrica tem uma receita de 14.x Reais. Logo, Lucro = 14x – 20.000. (sem alternativa)
Obs.: a alternativa B (28x – 20.000) seria correta se cada calçado fosse vendido por R$ 28,00 ou se o par de calçados fosse vendido por R$ 56.
42. Considere a seguinte matriz:
Assinale a alternativa que corresponde à soma dos valores de
Solução: C
43. Na espécie A, linhagens puras de plantas com flores brancas cruzadas com plantas de flores vermelhas produziram apenas plantas com flores vermelhas. Essas plantas com flores vermelhas cruzadas entre si produziram ¾ de plantas com flores vermelhas e ¼ de plantas com flores brancas. Na espécie B, linhagens puras de plantas com flores brancas cruzadas com plantas de flores vermelhas produziram apenas plantas com flores cor-de-rosa. Essas plantas com flores cor-de-rosa cruzadas entre si produziram ¼ de plantas com flores vermelhas, ½ de plantas com flores cor-de-rosa e ¼ de plantas com flores brancas.
Para esse caso, considerando o padrão de herança e as interações alélicas dos genes que determinam a cor da flor nas espécies A e B, assinale a alternativa correta.
Solução: D
Gerações citadas para a espécie A:
P) Cruzamento inicial com linhagens puras brancas e vermelhas.
F1) Apenas descendentes vermelhos. Portanto vermelho é dominante sobre o branco. Trata-se de uma herança autossômica, monogênica, dialélica, com dominância completa; onde o vermelho é dominante sobre o branco. Então temos a legenda:
– Vermelho: A_.
– Branco: aa.
Cruzamento P): aa x AA.
F1) Aa.
Segundo cruzamento, entre as plantas da F1: “Aa” x “Aa”.
F2) AA, Aa, Aa, aa. Assim temos 3/4 vermelhas (A_) e 1/4 branca (aa).
Gerações citadas para a espécie B:
P) Cruzamento inicial com linhagens puras brancas e vermelhas.
F1) Inteira rosa. Houve o surgimento de um fenótipo intermediário em relação aos parentais, assim temos uma herança autossômica, monogênica, dialélica, sem dominância (dominância incompleta) entre os alelos. Então temos a legenda:
– Vermelho: VV.
– Branco: BB
– Rosa: VB.
Cruzamento P): BB x VV.
F1): VB.
Segundo cruzamento, entre as plantas da F1: “VB” x “VB”.
F2) VV, VB, VB, BB. Assim temos 1/4 vermelhas (VV), 2/4 ou 1/2 rosas (VB) e 1/4 brancas (BB).
44. Além da presença de glândulas mamárias, são características exclusivas da classe Mammalia:
Solução: E
a) Heterodontia (dentes diferenciados) até pode ocorrer em serpentes peçonhentas, como as solenóglifas, proteróglifas e opistóglifas, porém é marcante a possibilidade de ter uma maior variedade de dentes nos mamíferos, como incisivos, caninos, pré-molares e molares; PLACENTA = exclusividade de mamíferos da subclasse THERIA, infraclasse EUTHERIA; Córion: anexo embrionário que ocorre nos AMNIOTAS = répteis, aves e mamíferos.
b) Coração com quatro cavidades = ocorre nos crocodilianos, nas aves e nos mamíferos; DIAFRAGMA = músculo respiratório, exclusivo dos mamíferos; Alantoide = anexo embrionário que ocorre nos AMNIOTAS = répteis, aves e mamíferos.
c) PELOS = anexo da epiderme, exclusivo dos mamíferos; Alantoide = anexo embrionário que ocorre nos AMNIOTAS = répteis, aves e mamíferos; Heterodontia (dentes diferenciados) até pode ocorrer em serpentes peçonhentas, como as solenóglifas, proteróglifas e opistóglifas, porém é marcante a possibilidade de ter uma maior variedade de dentes nos mamíferos, como incisivos, caninos, pré-molares e molares.
d) Córion: anexo embrionário que ocorre nos AMNIOTAS = répteis, aves e mamíferos; Heterodontia (dentes diferenciados) até pode ocorrer em serpentes peçonhentas, como as solenóglifas, proteróglifas e opistóglifas, porém é marcante a possibilidade de ter uma maior variedade de dentes nos mamíferos, como incisivos, caninos, pré-molares e molares; Coração com quatro cavidades = ocorre nos crocodilianos, nas aves e nos mamíferos.
e) DIAFRAGMA = músculo respiratório, exclusivo dos mamíferos; PLACENTA = exclusividade de mamíferos da subclasse THERIA, infraclasse EUTHERIA; PELOS = anexo da epiderme, exclusivo dos mamíferos.
45. Microbiologia do solo é o estudo de organismos vivos no solo, de suas funções e de como eles afetam as propriedades do solo. No solo, é possível encontrar grupos de bactérias, fungos, algas, vírus e protozoários que formam a microbiota do solo. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Solução: B
VERDADEIRA.
VERDADEIRA.
FALSA. A microbiota de solo promove aumento da capacidade de absorção de água.
FALSA. Os microrganismos de solo aumentam a capacidade tampão, favorecendo os plantios agrícolas.
46. Espécime, população biológica e espécie são conceitos relacionados e muito importantes para o estudo da biodiversidade. A respeito desses conceitos, assinale a afirmativa correta.
Solução: A
Uma população biológica é um conjunto de indivíduos (espécimes) da mesma espécie que vivem em uma mesma área geográfica.
Lembre-se:
– Espécime: referente a um exemplar, um indivíduo.
– Espécie: na definição biológica é um grupo de indivíduos que possui isolamento reprodutivo.
47. No que diz respeito aos mecanismos de transporte transmembranar, assinale a alternativa correta.
Solução: D
48. Em relação ao processo de fotossíntese nas plantas, é correto afirmar que:
Solução: C
As plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam a capacidade de realizar fotossíntese. O principal órgão envolvido é a folha, rica em parênquima clorofiliano, apresentando células dotadas de muitos cloroplastos. A respiração celular não é interrompida para a realização da fotossíntese, pois são processos que ocorrem independentemente um do outro, inclusive em organelas diferentes.
49. Assinale a alternativa em que ambos os verbos destacados indicam atitude mental.
Solução: A
Este exercício abordava os aspectos verbais. Nesse contexto, por “atitude mental” entende-se o verbo que exprime pensamento, expressividade, raciocínio, dedução, análise.
50. Considere as seguintes afirmativas, com relação ao texto de Caixeta:
Assinale a alternativa correta.
Solução: E
* É possível que a banca aponte apenas a expressão “a ‘queda do zap’” como sujeito (simples) de “forçando”. Nesse caso, o gabarito passaria a ser a alternativa D.
51. Segundo o texto, é correto afirmar:
Solução: D
Segundo o texto, o aplicativo Whatsapp ter parado de funcionar levou as pessoas a experimentarem “existência do próprio real desnudo da celeridade virtual que encobre”.
52. Considerando as seguintes sequências extraídas do texto: “forçando o distanciamento compulsório“; “a existência do próprio real desnudo da celeridade virtual”; e “uma vez que sua instância de captura imediata”, assinale a alternativa cujos termos podem substituir,·respectivamente, os vocábulos grifados das expressões citadas, na acepção que lhes confere o texto.
Solução: B
Compulsório = obrigatório; celeridade = rapidez; instância = foro.
53. Assinale a alternativa que recupera a tese central do texto de H. Arendt.
Solução: E
Segundo o texto, em relação aos embates violentos, “seu objetivo ‘racional’ é intimidação, e não vitória”.
54. Observe as seguintes afirmativas, relacionadas ao texto:
Assinale a alternativa correta.
Solução: B
55. Assinale a alternativa correta quanto à interpretação dos recursos ortográficos presentes no texto.
Solução: A
O termo “desde os tempos imemoriais o impiedoso árbitro final em disputas internacionais” exerce função sintática de aposto explicativo em relação à expressão “arte da guerra”, função essa que deve ser isolada por vírgula(s), travessão(ões) ou parênteses.
56. Acerca dos relatores de coesão presentes no texto, assinale a alternativa correta.
Solução: D
A conjunção embora é subordinativa adverbial concessiva, isto é, exprime ideia de concessão. Das opções apresentadas, a única que mantém esse sentido é a locução conjuntiva “por mais que”.
57. Considere o trecho abaixo, do romance de Lima Barreto:
Penetrou naquela vetusta parte da cidade, hoje povoada de lôbregas hospedarias, mas que já passou por sua época de relativo realce e brilho. Os botequins e tascas estavam povoados do que há de mais sórdido na nossa população. Aqueles becos escuros, guarnecidos, de um e outro lado, por altos sobrados, de cujas janelas pendiam peças de roupa a enxugar, mal varridos, pouco transitados, formavam uma estranha cidade à parte, onde se iam refugiar homens e mulheres que haviam caído na mais baixa degradação e jaziam no último degrau da sociedade. Escondiam, na sombra daquelas betesgas coloniais, nas alcovas sem luz daqueles sobrados, nos fundos caliginosos das sórdidas tavernas daquele tristonho quarteirão, a sua miséria, o seu opróbrio, a sua infinita infelicidade de deserdados de tudo deste mundo. Entre os homens, porém, ainda havia alguns com ocupação definida; marítimos, carregadores, soldados; mas as mulheres que ali se viam, haviam caído irremissivelmente na última degradação. Sujas, cabelos por pentear, descalças, umas, de chinelos e tamancos, outras. Todas metiam mais pena que desejo. Como em toda e qualquer seção da nossa sociedade, aquele agrupamento de miseráveis era bem um índice dela. Havia negras, brancas, mulatas, caboclas, todas niveladas pelo mesmo relaxamento pelo seu triste fado.
(BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: FTD, 2016. p.153-154.)
Nesse trecho extraído do nono capítulo do romance Clara dos Anjos, o ambiente descrito é:
Solução: E
58. Leia o seguinte texto:
Antes de sair da aldeia, diante da minha recusa em ser batizado, Gersila se aproximou de mim, entre ofendida e irônica, e me jogou na cara que eu era como todos os brancos, que os abandonaria, nunca mais voltaria à aldeia, nunca mais pensaria neles. Jurei que não. Estava apavorado com o que pudessem fazer comigo (nada além de me cobrir de penas e me dar um nome e uma família da qual nunca mais poderia me desvencilhar). O meu medo era visível. Fiz um papel pífio. E eles riram da minha covardia. Jurei que não me esqueceria deles. E os abandonei, como todos os brancos.
(CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 98.)
Com base no fragmento acima transcrito e na leitura integral de Nove noites, assinale a alternativa correta.
Solução: E
59. Leia a seguir a primeira estrofe do poema “O meu Sepulcro”, de Gonçalves Dias.
(DIAS, Gonçalves. Poesia e prosa completas: volume único. Org.: Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1998. p. 491-2.)
O auto de Natal pernambucano Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, apresenta algumas semelhanças temáticas com a estrofe acima transcrita, parte integrante do livro Últimas Cantos. Assinale a alternativa em que estão corretas as aproximações entre as duas obras.
Solução: A
Questão que pode gerar controvérsia, pela forma subjetiva com que algumas proposições foram elaboradas.
60. O fragmento abaixo é parte do segundo canto de “O Uraguai”, poema épico de Basílio da Gama publicado em 1769.
Eu, desarmado e só, buscar-te venho.
Tanto espero de ti. E enquanto as armas
Dão lugar à razão, senhor, vejamos
Se se pode salvar a vida e o sangue
De tantos desgraçados. Muito tempo
Pode ainda tardar-nos o recurso
Com o largo oceano de permeio,
Em que os suspiros dos vexados povos
Perdem o alento. O dilatar-se a entrega
Está nas nossas mãos, até que um dia
Informados os reis nos restituam
A doce antiga paz. Se o rei de Espanha
Ao teu rei quer dar terras com mão larga
Que lhe dê Buenos Aires, e Correntes
E outras, que tem por estes vastos climas;
Porém não pode dar-lhes os nossos povos.
(Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/uraguai.pdf.)
A respeito desse poema, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Solução: C
Leia os textos a seguir.
Texto 1
Ponto de vista
Compositores: Eduardo Lyra Krieger / Joao Cavalcanti
Do ponto de vista da terra quem gira é o sol
Do ponto de vista da mãe todo filho é bonito
Do ponto de vista do ponto o círculo é infinito
Do ponto de vista do cego sirene é farol
Do ponto de vista do mar quem balança é a praia
Do ponto de vista da vida um dia é pouco
Guardado no bolso do louco
Há sempre um pedaço de deus
Respeite meus pontos de vista
Que eu respeito os teus
Às vezes o ponto de vista tem certa miopia
Pois enxerga diferente do que a gente gostaria
Não é preciso por lente nem óculos de grau
Tampouco que exista somente
Um ponto de vista igual
O jeito é manter o respeito e ponto final
O jeito é manter o respeito e ponto final
Texto 2
Imunização não protege apenas quem recebe a injeção, mas também as pessoas que não podem, por motivo de saúde, tomar o medicamento
Juliana Contaifer
A notícia mais aguardada pela maioria da população é·o dia em que a vacina contra a Covid-19 será considera segura e eficaz o suficiente para imunizar a população e a vida voltar ao normal. Porém, para o vírus ser completamente controlado, não basta apenas ir ao posto de saúde tornar a injeção – a vacina é um compromisso coletivo, não só pessoal – e a maioria da população precisa estar imunizada para o coronavirus parar de circular. Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm) conta que na história da humanidade apenas a varíola foi completamente erradicada. A poliomielite está quase lá: a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, no último mês, que não há mais vírus circulando na África e, no momento, apenas dois países têm casos da doença.
No Brasil, tétano neonatal, rubéola e síndrome congênita da rubéola, febre amarela, difteria, meningite e sarampo são alguns exemplos de enfermidades controladas pelas vacinas. Nos últimos anos, a cobertura vacinal caiu muito (pela escassez de medicamento e pela confiança na não incidência de doenças que aterrorizavam o mundo, mas quase não existem mais). Por isso, o Brasil perdeu o selo de controle do sarampo e viu vários casos pipocarem no último ano.
O movimento antivacina não é forte e organizado no Brasil, segundo Mônica, mas a disseminação e de medo pelas redes sociais pode causar problemas. “Não ajuda em nada a nossa cobertura vacinal. As pessoas ficam confusas, paralisadas. Chamamos de hesitantes. Não são antivacinistas, só pessoas com medo”, explica.
Para a professora Anamélia Lorenzetti Bocca, coordenadora do laboratório de Imunologia Celular no lnstituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), a educação é o caminho para a adesão. “A maioria das pessoas quer a vacina e está disposta a tomar. Se fizermos uma campanha explicando como foi desenvolvida, esclarecendo os mínimos efeitos colaterais, agregaremos mais pessoas”, afirma.
O ideal é que todas as pessoas passíveis de contágio sejam imunizadas, mas algumas não podem ser vacinadas. E o caso de pessoas imunossuprimidas ou com algum problema de saúde que inviabilize o uso de vacinas. Se a porcentagem for atingida, o vírus para de circular e essas pessoas também ficam protegidas.
“A vacina dá recursos para o organismo combater eficientemente o vírus quando o paciente entrar em contato com ele. Com a imunidade coletiva, evitamos que o vírus infecte outras pessoas e morra no hospedeiro. Quem toma a vacina não está só se protegendo, como também as pessoas que não podem tomar a imunização”, explica Anamélia.
(Disponível em: https://www.metropoles.com/saude/entenda-por-que-tomar-vacina-nao-e-uma-decisao-pessoal-mas-coletiva.
Texto adaptado. Publicado em 12/09/2020 18:06. Atualizado em 12/09/2020 19:58. Acesso em: 09 /01/2021.).
Elabore um texto dissertativo-argumentativo, a partir dos textos-fonte, que deverá:
Comentários da prova de Compreensão e Produção Textual (UFPR)
O texto argumentativo é tradição da Federal. A proposta, neste ano, apresentou dois textos como fonte de discussão. O primeiro, versos da música “Ponto de Vista”, de Eduardo Lyra Krieger e João Cavalcanti, defendia a ideia de que é preciso ter respeito e compreender o ponto de vista alheio. Já o segundo texto, adaptado e publicado no site Metrópoles em 12/09/2020, Juliana Contaifer alega que a vacinação é um compromisso civil – coletivo – e que é essencial que essa aconteça para que os cidadãos – impossibilitados de se vacinar – também sejam protegidos.
Assim, a leitura dos textos exigia reflexão acerca da importância da imunização coletiva e a compreensão da opinião alheia. A vacinação é importante para proteger toda a sociedade, isso é inquestionável. Mas como conseguir a adesão diante de tantos fatores assustadores? Esse é um caminho possível para se chegar ao objetivo: uma quantidade de imunizados que proteja todos
Além disso, diante de um comando que solicitava interpretação atenta e o uso dos textos-fonte, a referenciação era fundamental assim como o cuidado para atribuir corretamente a voz de possíveis enunciadores.
Os gêneros opinativos foram explorados durante o Intensivão Elite, inclusive com temas e comandos similares aos solicitados pela Federal.
Seguem, a seguir, algumas observações e sugestões para a resolução desta questão discursiva:
DICAS:
EQUIPE DE REDAÇÃO
Aqui é possível realizar a pré-matrícula para as turmas de 2022. A matrícula apenas será efetivada com a assinatura do contrato e o pagamento da primeira
parcela.
Clicando no link no final desse texto, você será direcionado para um portal em que irá adicionar os dados para a matrícula. Será necessário selecionar a opção
“Sou um novo interessado” e preencher os dados pessoais do aluno e do responsável, além de escolher a turma que será cursada e a forma de pagamento.
Após terminar o cadastro, você receberá um e-mail de confirmação de prématrícula com o pedido de envio de cópias dos documentos. O envio dos arquivos
confirmará o interesse na vaga. Após isso, é só esperar pelo agendamento para a
assinatura do contrato.
Realizar a pré-matrícula online é mais prático e evita filas.
A Universidade Estadual de Londrina UEL prorrogou as inscrições do vestibular 2022 para 22 de novembro. Inicialmente, o prazo iria até dia 03.
Em publicação nas redes sociais da instituição, a Coordenadoria de Processos seletivos informou que o motivo da prorrogação foi momento vivido pelos candidatos e o incentivo à inscrição no processo seletivo:
“A mudança leva em consideração as dificuldades do ensino remoto, vivida por milhares de alunos do ensino médio, e a atual crise financeira. Esses fatores têm causado diminuição nas inscrições dos vestibulares de diversas universidades do país, incluindo o da UEL. O objetivo da prorrogação é apoiar e dar oportunidade para que mais estudantes priorizem o acesso ao ensino superior.”